A influência da Nervura Transversal na Laje Treliçada

  • por

Atualmente a laje treliçada é muito utilizada em residências de médio e pequeno porte, na escala nacional é a laje mais utilizada. Uma boa parte faz no método de autoconstrução sem muita técnica, às vezes sem os reforços necessários. Nesse artigo vou trazer uma forma simples de aumentar o reforço na construção da laje, isso pode suprir a falta de aço necessária e também diminuir deformações, colocando um pouco mais de segurança na estrutura. 

Mas afinal, o que é Nervura Transversal ?

A grosso modo, a Nervura Transversal é como se fosse uma “viga” no sentido contrário aos trilhos, embutida na própria laje.

Laje Unidirecional

Quais as vantagens em fazer Nervuras Transversais na Laje ?

Nesse artigo vou mostrar a comprovação científica da eficácia da nervura transversal. A empresa FAULIM em parceria com a universidade UNESP, Campos de Bauru onde foi feito um ensaio no laboratório para ver na prática o funcionamento das nervuras.

EngenhariaUnespBauru

O tópico do estudo foi Lajes nervuradas com vigotas treliçadas pré-fabricadas: influência das nervuras transversais.

No estudo foi feito um relatório técnico com os resultados experimentais obtidos nos ensaios realizados em lajes constituídas pelas nervuras principais longitudinais (trilhos pré-fabricados) e com as nervuras transversais perpendiculares às nervuras principais.

As nervuras principais, são as vigotas pré-fabricadas.

Vigota Treliçada Trilho

As nervuras transversais foram executadas com as formas (canaletas plásticas Faulim) 

Quer ser distribuidor da Canaleta, Clique Aqui e converse com representante


Canaleta Plástica Faulim

Com a montagem das vigotas, lajotas e nervura, fica dessa maneira abaixo:

Foram ensaiadas no laboratório 3 lajes de iguais dimensões, com vãos de 3,0 metros para as vigotas e 3,0 metros para as nervuras. A altura do enchimento (lajota cerâmica) usada no ensaio foi H10 e uma capa de concreto de 4cm.

Dessas 3 lajes, uma foi executada sem nervura, transversal, uma com uma nervura transversal e a outra com das nervuras transversais espaçadas.

Ensaio Nervura Transversal

O carregamento da laje foi realizado através do enchimento de água em um reservatório construído sobre a laje através de chapas de madeira e lona conforme figura abaixo:

Nervura Transversal Ensaio

O carregamento foi controlado através da medição da lâmina d’ água a cada 5 centímetros, correspondendo a acréscimos de carregamento de 50 kg/m². A altura máxima da caixa d’ água foi de 85 centímetros, correspondente a 850 kg/m². 

Os valores das deformações e dos deslocamentos foram obtidos através do sistema de aquisição de dados conforme extensômetros elétricos de resistência colocados nas barras das vigotas conforme imagem abaixo:

EnsaiosVigotas

O resultado final da análise experimental
Os 3 ensaios foram realizados com idade do concreto de 22 dias tendo resistência do concreto à compressão o valor médio de 24Mpa ensaiados em 8 corpo de provas cilíndrico de 15cm de diâmetro por 30cm de altura.
Os principais resultados comparados entre si foram os deslocamentos (flechas) no meio do vão das vigotas.

No gráfico abaixo está o resultado com os valores:
Sem nervura: deformação de 17,50mm
Uma nervura: deformação de 3,63mm
Duas nervuras: deformação de 2,41mm

Podemos dizer que o resultado final comprova a eficácia da nervura transversal na laje pré-fabricada treliçada, onde a presença das nervuras reduz o deslocamento e as tensões.


Quero distribuir a Canaleta


Sou consumidor Final